• As notícias que você lê, os vídeos a que assiste, os tweets que viralizam – nada disso é aleatório. Hoje, quase toda a informação passa por plataformas digitais onde a mediação pública foi automatizada por algoritmos invisíveis, projetados para capturar atenção, prever comportamentos e moldar o pensamento coletivo. Essa transformação radical opera silenciosamente: reorganiza valores,…

  • UMA NOVA IMPRENSA

    Como os jornais perderam o passo na era da informação virtual RODRIGO MESQUITA Publicado na Paiuí, junho de 2020 Rodrigo com o pai, Ruy Mesquita, no Alto Rio Negro, na Amazônia, em 1994: no ano seguinte, a Newsweek, então a maior semanal do mundo, diria que a internet era coisa de lunáticos A imprensa cruzou os…

  • O papel do jornal

    Não procuro dirigir nem criar a opinião pública no meu Estado.  Ao contrário, procuro apenas sondar com cautela as opiniões em que o Estado se divide e deixo-me ir, confiado e tranquilo, na corrente daquela que me parece seguir o rumo mais certo. Júlio Mesquita – 1862 – 1927, uma cabeça  de rede em qualquer…

  • Artigo publicado na revista de jornalismo da espm em 2014 Olhando o futuro pelo espelho retrovisor O ano era 94, o país o México, governado pelo corrupto Carlos Salinas, que tinha adotado uma política de ajuste do câmbio correlacionado às variáveis de inflação e juros, com uma desvalorização progressiva e controlada do peso atrelado ao…

  • Jornalista da família Mesquita fala sobre a função histórica dos jornais impressos, inclusive o do O Estado de S. Paulo, e das mudanças que a era da internet trouxe. Ele aborda como é possível fazer jornalismo nos novos tempos –  entrevista de julho de 2013 transcrita do página 22 da GV Página 22 – Rodrigo,  você acredita…

  •   As redes sociais ainda não têm maturidade para serem tão orgânicas  quanto poderão vir a ser. A ética deste novo mundo ainda está sendo gestada no âmago de todos nós. E a expansão da sociedade analógica para sua extensão digital é muito recente. Abstraindo isso, os fundamentos institucionais, convivemos com o imponderável do antrópico…

  • Guia para a Tecnologia Publicitária (Guide to Advertising Technology) G (por Elizabeth Anne Watkins, Columbia Journalism Review) Resumo A tecnologia publicitária gerou uma imensa infraestrutura técnica. As tecnologias e motivações da publicidade são a base da economia da internet. Os sites jornalísticos não são exceção. As informações que procuramos sobre o mundo estão apoiadas e…

  • O publisher mais poderoso do  mundo, dono de um dos impérios do século 21, é um craque do entretenimento e uma farsa em todos os outros sentidos. Seu projeto de jornalismo é uma demonstração cabal de que não tem nenhum compromisso além de fazer dinheiro. Zuckerberg entende de códigos e acertou na mosca nos seus…

  • O Estado de S. Paulo, 23/02/05 O primeiro site de informação jornalística no Brasil – o da Agência Estado – começou a nascer em 1988. A visão de que o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, TICs, iriam determinar o futuro das tradicionais empresas jornalísticas, foi o mote para iniciar a transformação de uma…

  •   Texto de meados dos 90 para a revista da BBS do Aleksandar Mandić sobre a Web e seus impactos sobre a sociedade

  • Artigo publicado na edição deste mês na Revista de Jornalismo da ESPM, Edição Brasileira da Columbia Journalism Review dois tempos de entendimento da rede O ano era 94, o país o México, governado pelo corrupto Carlos Salinas, que tinha adotado uma política de ajuste do câmbio correlacionado às variáveis de inflação e juros, com uma…