Não procuro informações e notícias, elas vêm até mim

Não procuro informações e notícias, elas vêm até mim

Mercado Futuro

Sérgio Parreiras Pereira (na foto, o da esquerda) é Pesquisador Científico do Centro de Café ‘Alcides Carvalho’ / Instituto Agronômico – IAC. Mergulhou na rede em 96 e montou um sistema de informação em torno da cultura do café na rede.

Compunha o grupo formado em torno da Conselho Nacional do Café que começou a se articular em rede por meio do Wikirus, um Wiki, e depois foram para a plataforma Peabirus. Ficou fascinado com as possibilidades das novas mídias quando teve acesso a um relato do encontro entre Yochai Benckler e Henry Jenkins no MIT – Media Lab para debaterem o tema Notícias, Informação e a Saúde das Redes.

Ele está adiante da encruzilhada do futuro com o presente. Abaixo, seu relato de como se informo no dia a dia. Uma aula sobre como usar a rede e seus predicados para muitos profissionais de informação.

Como eu me informo diariamente….

Sou mediador da Rede Social do Café, voltada à construção coletiva do conhecimento em café. Tenho interesse em notícias e informações gerais, mas o foco da minha atenção com certeza é o café. Dividiremos aqui em duas partes: informações gerais e as cafeeiras.

Primeiramente, não assisto televisão, não leio jornal impresso, não escuto rádio. Escuto música boa parte do dia. As notícias gerais geralmente recebo-as via internet, principalmente as manchetes divulgadas nos destaques da página do Yahoo, pois é minha página inicial, de busca e meu webmail. O que está rolando pelo mundo e pelo Brasil passa por lá e o que me interessa procuro mais informações.

Para as notícias de café tenho vários sistemas de acesso:

– Criei um sistema de alerta no Google que toda notiíia nova com #Tags especificas (café, cafeeiro, cafezal, cafeteria, coffee) recebo em meu e-mail.

– Acesso diariamente os principais sites, blogs e portais de café do Brasil e do mundo.

– Sigo no Twitter os principais formadores de opinião cafeeira e sites, blogs e portais de café.

uma das fontes

– No Facebook sou amigo ou assino feed de notícias os principais formadores de opinião cafeeira e sites, blogs e portais de café.

– Tenho instalado em meus computadores (Desktop e Laptop) leitores de RSS com endereços cafeeiros.

– Não largo em momento nenhum meu iPhone que me dá mobilidade e acesso a quase tudo isso em tempo real.

 

Tudo isso utilizo para retro-alimentar a Rede Social do Café na plataforma Peabirus que informa em média mais de 500 pessoas por dia. Inseri algumas ferramentas por meio do RSS da Rede que todas as notícias veiculadas são automaticamente publicadas no Facebook, Twitter e Linkedin.  

O que parece é que depois que montar esse “aparato na nuvem” eu não procuro informações e notícias, mas sim elas vêm até mim.

Saudações Cafeeiras…

Deixe uma resposta