Novos paradigmas e desafios, na encruzilhada do futuro
Antonio Rosa está entre os que comungam a visão de Alvin Toffler de que se está formando uma nova sociedade com comportamentos e procedimentos em formação “na estruturação da família, nos relacionamentos dos jovens, com novos conceitos de sexo, raça e idade, novas estruturas familiares e novas formas organizacionais e culturais”. Um novo mundo que segundo ele ainda não entendemos e não sabemos para que direção caminha, na encruzilhada do futuro do presente na qual nos encontramos.
No texto abaixo, seu depoimento para o Confins sobre como se informa no dia a dia para não perder o bonde, ele fala sobre usas previsões sobre o processo de “enredamento” da sociedade, os meios que utiliza para se informar do rádio à rede e sua ansiedade de estar perdendo alguma coisa, um stress comum a todos nós. O depoimento do Toninho está em itálico. Entre aspas jogando com o depoimento, trechos de uma entrevista dele sobre a rede para o Espaço Convergente. Isso depois do vídeo do Toffler falando sobre os novos paradigmas e dos desasfios que temos pela frente.
Para mim a informação é fundamental, pois como consultor de mídia entendo que passamos pela maior revolução que este setor já viveu. Evidentemente, a chamada Sociedade da Informação está mudando todos os hábitos de mídia e criando novos paradigmas.
Escrevi um livro falando sobre o tema em 98, o título Atração Global já identificava este fenômeno, mas também alertava para a criação das primeiras empresas globais de mídia, a propósito último setor econômico que ainda não se globalizou, produtos industriais, serviços e mercado financeiro já operam neste novo modelo.
Começo o dia consumindo notícias pelo rádio, meio imbatível para se acompanhar notícias nos dias de hoje. Tenho defendido a tese de que o rádio será o meio líder em comunicação, pela simples observação de que a população moderna é muito ativa. Permanecendo fora de casa praticamente o dia inteiro, noto facilmente que a que da de audiência da televisão, da circulação dos jornais e revistas refletem este comportamento. Evidente que o único meio de comunicação que pode ser consumido mantendo-se as atividades é o rádio; com ele é possível dirigir, trabalhar ou navegar na web. Para quem ainda não sabe, em SP o rádio já bate a TV em horas consumidas.
Navego o dia inteiro por sites de informação, portais nacionais como UOL, Terra, G1, IG e sites de notícia, a exemplo da Folha, Estadão, Veja, Exame etc. Também navego por sites estrangeiros, principalmente no MailOnline, WSJ, NYT. Também navego por sites de marketing e propaganda, Adnews (criado pela nossa empresa Dainet), MMonline, Propmark e Bluebus.
Jornais impresso apenas nos finais de semana, quando tenho mais tempo, mas também por ainda apreciar ler no velho e bom impresso.
No final do dia dedico o tempo para TV, procuro assistir todos os telejornais. Lamento pelo horário do Jornal da Band, pois estar em casa às 19:30h realmente é para poucos. Assisto o JN e o Jornal da Dez da Globonews.
Durmo preocupado por imaginar que perdi algumas notícias e informações.